Educação e Direitos Humanos: uma perspectiva crítica

  • Autor(a): César Augusto R. Nunes, José Renato Polli (orgs.)
  • Editora: Edições Brasil / Editora Fibra / Editora Brasílica
  • Categoria: Direitos Humanos
  • Edição: 1
  • Qt. de páginas: 516
  • ISBN: 978-85-65364-97-3
  • Formato: 16 x 23cm
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Em dezembro de 2006, a Secretaria Especial dos Direitos Humanos, ligada à Presidência da República, lançou o PNEDH (Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos), iniciativa que envolveu o trabalho de educadores, técnicos, alunos, organismos da sociedade, universidades, órgãos de governo, representantes de organizações nacionais e internacionais, assessores, consultores e demais colaboradores. O documento aparecia como um aprofundamento do Programa Nacional de Direitos Humanos, incorporando aspectos dos principais documentos internacionais de Direitos Humanos dos quais o Brasil é signatário, com demandas importantes que contribuem para o fortalecimento da democracia, do desenvolvimento e da justiça social, na perspectiva de uma cultura da paz. Dentre os princípios norteadores estão os Direitos Humanos como universais, indivisíveis e interdependentes, na direção de uma sociedade fundada na promoção da igualdade de oportunidades, na equidade, no respeito à diversidade e na consolidação de uma cultura democrática e cidadã. Dentre os principais objetivos do documento estão o destaque do papel estratégico da educação em Direitos Humanos para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito e tudo o que deste papel deriva, como práticas e avanços legais, institucionais, em políticas públicas específicas que decorrem do entrelaçamento da educação com outras áreas da vida social. Em âmbito nacional e internacional, várias iniciativas têm ocorrido no fortalecimento do debate sobre as relações entre Educação e Direitos Humanos, como Congressos, Seminários, organização de cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado, nesta área específica. Nesta obra, reunimos estudos de vários pesquisadores do Brasil e Portugal, que de maneira direta e indireta, encaminham suas pesquisas no âmbito das relações entre Educação e Direitos Humanos. São textos ricos em fundamentações teóricas críticas que se relacionam com experiências práticas, transformadoras e emancipatórias.
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