Boas Práticas de Gestão em NITs – Volume 2

  • Autor(a): Herlandí De Souza Andrade, Ana Lúcia Vitale Torkomian, Milton De Freitas Chagas Junior
  • Editora: Edições Brasil
  • Categoria: Administração, Gestão De Negócios
  • Edição: 1
  • Qt. de páginas: 192
  • ISBN: 978-65-86051-26-1
  • Formato: 16 x 23cm
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O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) é a unidade organizacio¬nal que tem a atribuição de formular e implementar a política de inova¬ção da Instituição Científica e Tecnológica (ICT) a qual está vinculado, de acordo com as diretrizes definidas na Lei de Inovação. Ao analisar o de¬sempenho de diversos NITs, observa-se que estes Núcleos ainda neces¬sitam desenvolver suas capacidades, por meio da definição de processos organizacionais que ressaltem a importância das questões relacionadas à promoção da inovação tecnológica resultantes dos esforços de pesquisa científica e do desenvolvimento tecnológico da ICT.
Isso indica que é necessário promover transformações no modo de operação dos NITs, visando ao atendimento das diretrizes legais e de outras diretrizes estratégicas da ICT. Desta forma, este livro tem o ob¬jetivo de explorar temas relacionados à gestão estratégica da inovação em NITs, de maneira a possibilitar o desenvolvimento e o fortalecimento das capacidades organizacionais dos NITs. De maneira mais específica, serão apresentados casos reais e re¬levantes sobre a inovação na gestão de NITs. Estes casos poderão ser adaptados e aplicados no NIT de sua ICT, promovendo assim, a inovação na gestão do NIT.
Este livro foi dividido em volumes. Neste segundo volume são apresentados sete casos relatando experiências nas seguintes Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT): Universidade de Brasília, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Tecnologia do Paraná, Instituto Federal de São Paulo, Universidade Federal de Alagoas e Universidade Federal do Amapá. Além desses casos, este segundo volume inicia-se com um capítulo sobre o papel dos NIT na Gestão da PI e finaliza com um capítulo sobre interação universidade-empresa e gestão de parcerias.
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