Formação de Professores e Didática na Educação Profissional e Tecnológica

  • Autor(a): João Vitor Gobis Verges E José Fabiano De Paula (orgs) [et Al.]
  • Editora: Edições Brasil / Editora Fibra
  • Categoria: Educação
  • Edição: 1
  • Qt. de páginas: 139
  • ISBN: 978-65-86051-53-7
  • Formato: 16 x 23cm
Download Gratuito
Download / Necessário Login
Continuar Comprando
A educação profissional e tecnológica vem se colocando nos últimos anos como um significativo espaço de formação de professores. De maneira igual, apresenta-se como um ambiente desafiador para o desenvolvimento de atuações e propostas didáticas.
Isso decorre da garantia de vagas nos Institutos Federais de Educação, Ciência e tecnologia (IFs), mediante sua lei de criação no ano de 2008, bem como da ampliação das atuações de Escolas Técnicas e Faculdades de Tecnologias estaduais, também chamadas de Etec`s e Fatec`s. Esse processo compreende não somente as licenciaturas, mas os cursos de especializações, formações continuadas (FIC), as práticas nos cursos técnicos integrados ao ensino médio e demais projetos como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residências Pedagógicas.
Nesse ínterim, as instituições profissionais e tecnológicas ampliaram suas ofertas de cursos em que os estudantes se envolvem na compreensão da dimensão técnica, científica e educacional de formas articuladas. Por esse aspecto, novas possibilidades e demandas se colocam para os professores que atuam nesse escopo formativo.
Desta forma, a proposta de organização da coletânea está centrada na exposição de pesquisas, experiências e resultados de ações relacionadas à compreensão das múltiplas perspectivas de formação de professores e exercício de dinâmicas didáticas na educação profissional e tecnológica no Brasil, entendendo que essas são essencialmente diferentes dos departamentos universitários em suas organizações estruturais, o que pode refletir novos caminhos para a atividade formativa na docência e da própria atuação do professor em sala de aula.
Assim, apresentam-se discussões a partir de aportes de professores e estudantes das instituições que se colocam como possibilidades formativas em educação profissional e tecnológica. Os trabalhos expostos versam sobre o papel desses espaços no que corresponde aos escopos didáticos, à formação em nível de licenciaturas e às dimensões gerais das pós-graduações.
Com isso, produz-se um material inédito com os resultados provindos de diferentes partes do Brasil, procurando dimensionar a amplitude que o tema possui e, ao mesmo tempo, alocar parâmetros para aqueles que atuam ou que debruçam seu olhar analítico para esta modalidade de formação de pessoas.

SUMÁRIO
Especialização na docência em educação básica e profissional: o compromisso político dos Institutos Federais com a formação docente.
Identidades docentes em construção: narrativas de experiências formativas de licenciandos do IFMT.
A formação de professores de Matemática e os saberes da docência.
Ações desenvolvidas no PIBID/IFMT 2018-2020: processos formativos e aprendizagens docentes.
Implantação e desenvolvimento de uma especialização em educação e interdisciplinaridade: um relato de experiência.
De Núcleo Avançado à Centro de Referência de Jaciara: para além das nomenclaturas perpetramos formação de professores através da pesquisa, ensino e extensão.
Cartografando o “mundo do trabalho”: um mapeamento das empresas ligadas ao ramo químico e metal-mecânico de Caxias do Sul e Região.
Formação continuada de professores: o papel dos Institutos Federais no Estado do Rio Grande do Sul na oferta de cursos de especialização lato sensu.
Crítica e poética para o aprendizado sobre a paisagem no ensino de geografia: uma prática na Educação Profissional e Tecnológica.
Formação de professores e o desafio da permanência e êxito na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica.
© Copyright 2009 Edições Brasil - Todos os Direitos Reservados Desenvolvedor: João Aguiar (versão 2)