Dois Ensaios: Populismo - Antissemitismo

  • Autor(a): Antonio Ruzza
  • Editora: Edições Brasil / Editora Fibra
  • Categoria: Ciências Políticas
  • Edição:
  • Qt. de páginas: 232
  • ISBN: 978-65-86051-58-2
  • Formato: 16 x 23 cm
Comprar Por : R$ 46,00
até 10x (com juros)
Continuar Comprando
Os dois ensaios que constituem este livro revestem-se de grande relevância ao submeterem a um cuidadoso escrutínio conceitual noções que com certa facilidade aparecem no horizonte de nossas interlocuções, como é o caso de “populismo” e “populista”, ou que, ainda que menos ventiladas à nossa volta, como é o caso de “antissemita” e suas variações, carecem de maior exatidão e deveriam despertar o interesse de qualquer pessoa disposta a enriquecer seu leque de conhecimentos a respeito do mundo e de como podemos categorizá-lo mais adequadamente.
E dizer aqui que o trabalho que o Prof. Antonio Ruzza realiza ao longo dos ensaios “O populismo no século XXI” e “O antissemitismo” é cuidadoso talvez fique ainda aquém daquilo que efetivamente se encontra nas páginas que seguem. Além do cuidado conceitual, isto é, além de esclarecer as diversas possibilidades de significação para esses termos à luz de uma rica abordagem histórica, o Prof. Ruzza não se furta de exercer a tarefa crítica em seu diálogo com o massivo arsenal de autoras e autores que sua pesquisa mobiliza. Assim, vemos sua objetiva exposição transitar pelo intrincado universo de discussões nos campos da filosofia política, da ética, da teoria social e da história, não apenas elencando e deslindando influentes teses e argumentos arrolados nesses domínios, mas, da mesma forma, problematizando seu conteúdo e seu alcance. E amalgamada a esse trabalho analítico e crítico desenha-se a apresentação de uma pertinente reflexão sobre o atual contexto sociopolítico – o brasileiro, enfocado com maior atenção, mas sem deixar de considerar com zelo equivalente importantes episódios do cenário internacional.
Não por acaso, portanto, o que emerge da leitura desses ensaios é a elucidação, não apenas das ideias de populismo e antissemitismo, mas, igualmente, de um largo espectro de noções também bastante comuns em debates concernentes à dimensão social e política de nossa vida, como as de liberalismo e neoliberalismo, fascismo, demagogia, democracia, direita e esquerda, conservadorismo, judaísmo, cristianismo – e isso para ficarmos apenas com algumas das tantas que, a passos firmes e precisos, desfilam diante de nós no itinerário das explanações do Prof. Ruzza.

SUMÁRIO

O POPULISMO DO SÉCULO XXI
Introdução
Capítulo I – As características do Populismo
Capítulo II - A relação com o Conservadorismo
Capítulo III - As consequências do Neoliberalismo
Capítulo IV - O papel da Esquerda
Capítulo V - A reação populista
Capítulo VI – Mussolini e Hitler
Considerações finais
Referências

O ANTISSEMITISMO E A SUA EVOLUÇÃO
Introdução
Capítulo I - Os judeus antes do Cristianismo
Capítulo II – A relação com a Igreja primitiva
Capítulo III – O antissemitismo no final da Idade Antiga
Capítulo IV - O antissemitismo na Idade Média
Capítulo V – O antissemitismo na Idade Moderna
Capítulo VI - O antissemitismo na Idade Contemporânea, até a primeira Guerra Mundial
Capítulo VII - O antissemitismo entre as duas Guerras Mundiais
Capítulo VIII - A farsa dos Protocolos dos Sábios de Sião
Capítulo IX - Duas Questões
Capítulo X - O Antissemitismo no Brasil
Capítulo XI - O conflito entre Israel e os palestinos
Capítulo XII - A Igreja, recentemente
Considerações finais
Referências
© Copyright 2009 Edições Brasil - Todos os Direitos Reservados Desenvolvedor: João Aguiar (versão 2)