Ciência de Dados

  • Autor(a): Gilberto Francisco De Oliveira, Daiane Marcela Piccolo, Rosemeire De Castro Prado, Célio Aparecido Garcia, Ricardo Slavov (orgs) [et Al.]
  • Editora: Edições Brasil
  • Categoria: Administração, Informática
  • Edição: 1
  • Qt. de páginas: 143
  • ISBN: 978-65-5104-006-1
  • Formato: 16 x 23 cm
Indisponível Por : R$ 77,00
até 10x (com juros)
Continuar Comprando
Este livro é um conjunto de trabalhos do curso de Tecnologia em Ciência de Dados das Faculdades de Tecnologia de Santana de Parnaíba e Ourinhos que demonstram alguns passos desta escalada, com diversos contextos importantes e aplicações interessantes, é uma leitura indispensável tanto para quem está procurando uma nova área de trabalho, ou mesmo para cientistas experientes que podem aproveitar dos métodos descritos em sua jornada profissional.
Vivemos numa era fascinante, a quantidade de dados gerados em um único dia chegam a números que só existiam na ficção científica em décadas passadas. Estamos rodeados por dispositivos inteligentes que capturam e adicionam novos dados a esse mar a todo o momento, seja quando estamos ouvindo música, caminhando ou mesmo dormindo.
A forma como nos conectamos a outras pessoas e dispositivos também contribui para essa expansão. Redes sociais, marketplaces, sites de compartilhamentos, e mesmo buscadores estão, cada vez mais, aproximando e conectando pessoas e dispositivos (com armazenamento cada vez maiores e mais rápidos) escalando o cenário para proporções jamais vivenciadas anteriormente, ficando no ar a pergunta: “O que fazer com tudo isso?”.
Diversas áreas do conhecimento foram ressignificadas e novas áreas foram desenvolvidas com intuito de responder a esta pergunta, como Big Data, IoT e Data Science, por exemplo. Com isso, novas linguagens voltadas a manipulação de dados, pacotes gratuitos, ou mesmo algoritmos complexos de inteligência artificial empacotados em formato FaaS (Function as a Service) democratizam e aproximam a análise de dados de administradores para auxiliar na tomada de decisão, tanto na área pública como na privada.
O trabalho de um cientista de dados está em escalar a pirâmide da informação, em busca de dar significado e propósito a esta avalanche de dados brutos existentes, lapidando-os e transformando-os no tesouro de nossa época, o conhecimento, a vantagem competitiva definitiva.
© Copyright 2009 Edições Brasil - Todos os Direitos Reservados Desenvolvedor: João Aguiar (versão 2)